Caríssimos,
A coisa não está fácil.
Obrigada a todos por me disponibilizarem receitas e por se disponibilizarem para as provas de marmelada e geleia blondelizantes.
No resto...
Bem...
Tenho uma panela de molho desde ontem com o fundo queimado (aceito sugestões para a recuperação da mesma).
Tenho os dedos todos queimadinhos porque sempre que vou mexer no doce aquilo me explode em bolhinhas ferventes e irritantes.
Tenho o indicador direito moído de tanto marmelo descascar.
Tenho as unhas todas desgraçadas.
Tenho o fogão... bem, é melhor nem dizer.
Ainda tenho o marmeleiro carregado (ah coisa para render).
Esgotei o stock de frascos recicláveis e queimei as mãos ao esterilizá-los em água a ferver.
Resumo: ou bem que a marmelada vale o esforço ou bem que me remeto à condição de dona-de-casa PhD e muito desesperada. Deixa-me ir ver do lume antes que aquilo pegue outra vez e me desgrace outra panela.
16 comentários:
Blondinha, tu és o máximo. Ainda me estou a rir por me teres feito imaginar uma grande marca de marmelada assim do tipo: Marmelada PhD, o doce que a leva à agregação!
Confesso-te uma coisa: a melhor marmelada caseira que conheço é a que faz a avó paterna do meu filho. E eu nunca aprendi a prática de a fazer (receitas e teoria ...., mas desenvolver os skills, aquilo que se chama "mãozinha" é outra coisa, precisa de treino). Soube este domingo que a namorada do meu filho quer ir aprender com a senhora, que tem 89 anos, e ainda fez imensa este ano.
Beijinhos
:))
Eu avisei que descascar marmelos não era fácil... Quanto à panela, deita-a fora. :D
Apetece-me uma marmelada caseira que tenho ali no frigorífico.
a Marmelada PhD leva à agregação?!
eh lá!
só por isso deve valer a pena!
mas fico com dúvida:
tem a agregação garantida quem fez a marmelada ou quem dela provar?!
estou a imaginar o tema da agregação com a marmelada como tema! :-)
mdsolinha,
Eu te digo o que é o máximo!:) Mas, olha lá que me deixas o neurónio inquieto: aí está uma boa, "Marmelada PhD"! Isso é que botava o PhD a render!!!! E, já agora, agregação em marmelada... hum, depois ias lá fazer de júri, ok?
Goldfish,
Tu bem avisaste, é uma verdade! Imagina que até fiquei com um vergão encarnado no indicador, vÊ bem! E a panela... lá continua de molho:(
Daniel,
Goza, goza! Vai gozando, que quando eu acabar aqui as artes culinárias já te chamo a provar! Era o chamavas!:)
Pedro,
Tu não gozes, hein? Olha que agregação em marmelada até devia ser uma coisa inaudita:
"A qualidade do marmeleiro directamente proporcional ao desespero doméstico ou como levar um júri às boas"! :)
Quanto à panela queimada, no outro dia passei por este link: http://www.lencurrie.com/2009/09/how-to-clean-a-scorched-pot-yep-i-did-this/
Ainda não testei a técnica, mas se puderes tentar, salvas a tua panela e ajudas-me a validar esta solução para uma vez que eu precise dela.
Já agora, a quanto fica o frasco? :)
Temos que encontrar uma forma urgente de ajudar esta rapariga...
Essa da marmelada PhD / dona-decasa PhD tem direitos de autor. Será que ainda me dura o jeito para as "definições" da Pedagogia/Didáctica "do bom senso" ?
E sobrou um frasquinho para mim ? Já agora... faça uma subscrição
entre os visitantes/ intervenientes para a substituição do trem de cozinha...
A panela ... depois de acabares com a sessão de tortura, mete-lhe água e deixa-a estar de molho uns tempos ... comigo resulta ...
Noto, com evidente preocupação, que mencionais apenas frasquinhos ... marmelada em frasquinhos? Eu essa nunca vi ... em malgas (tigelas, não vá dar-se o caso do caneco da loira não saber o que e uma malga) já ... e no fim cobre-se com papel vegetal.
Panela: ao lume com água e detergente;
Depois, a quente, esfregar com pedra branca ou verde.
Marmelada implica fazer a coisa sempre a mexer a mesma. Quando se quer já só deixar apurar deve-se colocar o lume muito brando.
A marmelada coloca-se ao ar livre em caixas abertas, cobertas com papel vegetal embebido em aguardente. (assim ela seca calmamente e não cria nem bolor nem é atacado por bichos).
Para quem tem jardim e vive no campo a minha amiga tem muito pouca experiência de doces.
Para os marmelos posso ainda sugerir: descascar, decaroçar e cortar em pequenos pedaços, juntar água no mesmo peso e açúcar e pau de canela, deixar ferver, cozer e deixar reduzir a calda até metade. Comer depois de refrescado (é uma sobremesa de se lhe tirar o chapéu).
Se a crise for muita eu ajudo a fazer a marmelada e a geleia.
Beijos
Ajudo por uma percentagem no produto final como é óbvio (sou muito interesseiro).
Até ajudava, mas não percebo nada de marmelada e menos ainda de limpeza de panelas...
Óh Blondinha minha querida loira inteligente do coração! Soubesse eu que te ias meter nessa marmelada e tinha-te dito logo "Loira, minha querida loira, existem coisas que não devemos tentar sozinhas, uma delas é fazer marmelada!"
ehehehe, pronto, pronto gente mais porquinha, adiante por favor!
Deves ter sempre uma profissional ao lado! sempre :)
beijos minha querida, ando sumidinha, um dia destes volto, quando a tempestade amainar por aqui...
beijos
Eu, q tenho PAVOR de montanha russa,sempre fiz bem em comparar "fazer marmelada" a sentar-me nesse maquinismo histérico.
Acho q o resultado final é o mesmo: NÃO querer voltar a REPETIR!
Já percebi que é melhor um workshop antes de aventurar-me na confecção de marmelada.Certa vez quase perdi uma panela com uma bananada.Levou dias entre molhos e enxagues para recuperá-la e mesmo assim ficou meio esquisita...mas para doces de frutas , hoje, ela é ótima :o)
A minha mãe fazia uma marmelada fabulosa. Nunca comi outra igual...até á uns dias, quando a mina empregada me trouxe uma feita por ela. Vou ver se ela me dá a receita.
Enviar um comentário