5 de maio de 2010

Há dias em que vale tanto a pena...


Entro na sala para a última aula. Vieram da Letónia, da Áustria, da Alemanha, da Polónia, da Roménia, da Itália, da República Checa, da Eslováquia, da Hungria e... do Japão:
- Estás a perceber?
- Zamo-mi Yukinori. Ay!
Um contigente nipónico tão diferente de nós ocidentais. Escrevo equações no quadro e enquanto os alunos europeus sacam das máquinas de calcular e dos telemóveis, os japoneses concentram-se no quadro, olham, baixam as cabeças de cabelo escorrido e preto e resolvem os problemas sem auxílio de maquinetas. Nunca têm dúvidas. Nunca questionam e aprendem com uma voracidade e um empenho que nunca vi em mais de uma década de ensino.
Gostei da turma.
Pouso uma resma de testes na secretária.
- Podemos confiar en ti? - Perguntam-me.
- ?! Hum?
- Fecha os olhios.
Obedeço a rir.
Depositam-me na secretária um diploma de "Professora mais fixe" e fazem-me abrir um embrulho onde descubro um anel. São na maioria arquitectos. Observam pormenores. E eu uso anéis incomuns. Um por dia.
Não sei que dizer.
Não me apetece discorrer sobre as milhentas coisas que vão mal no reino do ensino, e tão mal que vão. Fico-me aqui, a pensar que tem dias em que esta é, afinal, uma profissão surpreendente e que ele há coisas ainda tão "fixes" nas ruas da amargura em que anda o Ensino, esse com maiúscula que tão menorizado vai estando.

14 comentários:

Patti disse...

Lindo! Um anel muito blonde :)))))))))))

Ana Guedes disse...

Em grande, assim é que é.
Beijinhos

antonio ganhão disse...

Quase me sinto tentado a ser novamente simpático... não devo andar bem!

António de Almeida disse...

Por vezes a maior recompensa é obtida na simplicidade de pequenos gestos...

Anónimo disse...

Apesar de tudo, quem gosta de ensinar, continua a ter uma profissão gratificante.
Fazer formação ainda é, para mim, uma das coisas que mais me satisfaz.

Ältere Leute disse...

OBRIGADA !!! - digo eu, aqui publicamente. Quando se transmite com naturalidade "o modo como se está", é muito bom ver alguma projecção Mas para isso, minha amiga,é preciso que o campo esteja apto, por si mesmo. As teorias, no Ensino, são coisas secas : a "alma" tem de estar intrínseca, para receber, filtrar e personalizar...
Parabéns! Ainda hei-de ver muitos mais anéis ( desses, incomuns )

Daniel Santos disse...

bom momento.

Abobrinha disse...

Mmmmmmmmmmm... não queres ir mostrando os aneis? Tens toda a razão em relação aos arquitectos. Mas é um traço que tanto é encantador como perfeitamente irritante.

mdsol disse...

Sei do que falas. Não tenhas pejo de mostrar contentamento. Este teu post fala do fundamental. Por isso, com estes motivos,celebra e sente-te bem! Fico contente por ti, mas, como compreenderás, fico ainda mais contente pelos teus alunos!

beijinhos

:)))

Dias as Cores disse...

Nasci no país errado! Devia era dar aulas no Japão!
(...mas depois das aulas apanhar um jacto para cá!)

A OUTRA disse...

Era eu menina, quando um dia me falaram nos países que considerava do fim do mundo, China e Japão, e me disseram que ouviria um dia falar neles na sua cultura e na sua economia em progresso.
Na altura não acreditei...!
Quanto aos estudantes japoneses, tive o gosto de os ver na Holanda, em Keukenhof, um dos belos parques de flores, em grupos enormes, com blocos de papel de desenho e lápis de cores, desenhando flores, com pormenores que passavam despercebidos a qualquer pessoa, as folhas das plantas as nervuras das pétalas, absolutamente absorvidos, enquanto, certamente um professor, lhes falava sôbre o que estavam a ver.
Parabens pela oferta Blonde.
Bom fim de semana
Maria

Goldfish disse...

O anel é muito giro! Eu também adora anéis incomuns e é engraçado que também eram algo em que a pequenada (sempre atentos também) reparava sempre. É lógico que não mos ofereciam, mas certa vez fizeram um desenho meu com um anel gigante numa das mãos e ofereceram-mo. É um espectáculo!

JOY disse...

Olá Blonde,

O reconhecimento faz muito bem ao ego. e pelos visto é justo e sincero.

Fica bem
Joy

Carlota e a Turmalina disse...

É lindo o anel...
Na verdade a atitude, o diploma e a reciprocidade no tratamento também são lindos, mas o anel é lindo...rss....