27 de fevereiro de 2019

Nevoeiro em Cape Cod

O meu fascínio por nevoeiro deve vir de um dos livros da Enid Blyton, ou de "Os Cinco" ou de "Os Sete", já não me recordo, mas havia, numa das histórias, um episódio em que os amigos, e mais o cão, se perdiam num nevoeiro denso e aquilo, para uma adolescente que gostava de aventuras, era leitura fenomenal. Em suma, tenho o paradoxo de detestar dias de nevoeiro e adorar andar dentro de nevoeiro (sobretudo se for a esquiar montanha abaixo sem sequer ver a ponta dos esquis, mas isso é outra história). Desceram as nuvens aqui em Cape Cod. As praias estão desertas e os faróis, tão típicos destas costas serpenteantes, solitários. O som da rebentação das ondas fica abafado pela neblina densa e húmida. A paisagem torna-se romântico-literária e tanto Byron como Shelley seriam felizes aqui. Também sou. Andar por aqui, neste estado de solidão envolvente, tem qualquer coisa de confortável e misterioso. Haverá sol algures no mundo, mas hoje e aqui impera este cinzento que nos abraça molhado.

3 comentários:

Dalma disse...

Já fui duas vezes a Cap Cod (gosto sempre de revistar os sítios de que gostei realmente!), da 1.º vez em 2010 já que estávamos ali “perto” em Montreal e uma 2.ª em 2016. Da 1.ª estava um dia radiante, da 2.ª num dia de nevoeiro molhado e com pouca gente! Para mim, Provincetown, parece-me uma aldeiazinha de uma estória da minha infância. Porém o que me fascinou realmente foi a enorme presença portuguesa por todo o lado, no comércio, na restauração, nas actividades turísticas...
Fiquei com um carinho imenso pelo Cabe Cod!

https://noareeiroeporai.blogs.sapo.pt/tag/cao+cod

Se, ou quando voltar a Boston certamente que farei as 100 milhas que a separam de Provincetown, para voltar a esse ambiente mágico!

Dalma disse...

Sorry, Cape Cod! Acho que vou desligar a “correção “ automática!!

Carlota e a Turmalina disse...

Amo nevoeiros...minha paixão acho que vem de Dickens!