12 de junho de 2019

E, claro, a Macarena

Naturalmente que eu não poderia deixar Sevilha sem ir ver a Virgem de Macarena. Tampouco poderia ir embora de um sítio aficionado destes sem ir ver a padroeira dos aficionados, a Virgem de Macarena, a tal que eu pensava também tivesse uma imagem na catedral e devo ter passado por herege tal a blasfémia do meu pensamento audaz. a Virgem de Macarena alguma vez teria uma imagem na catedra? Não. Ela tem toda uma igreja. Só dela e só por ela. Quando chego, a igreja da Macarena está, como todas por estes dias, de portas abertas de par em par e um mar de gente, devota ou só curiosa, lá dentro em enchente que transborda para fora. O andor da santa está pronto para a sua hora de procissão. Decorado com mil velas e desvelos é uma coisa barroca e tão pujante que a santa para mirrar naquela profusão decorada.
- Mira, como parece una niña - oiço a meu lado uma senhora emocionada que prossegue dizendo que a santa é linda e tem uma cara linda, linda como se fosse uma criança de carne, osso e vida.
entro na igreja, misturada com o mar de gente de telemóvel em riste a fotografar a santa maravilhosa. Faço o mesmo mas apenas com a curiosidade sociológica pelo momento que vejo desenrolar-se. Atento os ouvidos para ouvir pedaços de conversas e afirmações relativas à santa. Amam o manto que, pelos vistos, é das coisas mais apreciadas pelas santas em época pascal. Concordo que é toda uma imponência este manto de veludo verde, bordado em relevo a fio de ouro. Que povo assim adorna os seus santos? Que horas e investimentos estarão neste manto e em todos os outros de todas as outras santas de todas as outras igrejas? Dou a volta ao andor-altar em que, solene e hirta, a santa pacienta sob o nosso olhar colectivo. Reparo também nas paredes da igreja, no altar desocupado, nas capelas adjacentes e no fausto, opressivo de tão rico, que decora a casa desta santa, padroeira de toureiros e matadores, de aficionados, de ciganos e dos andaluzes. Esta Virgem é a Nossa Senhora andaluz. Aqui, nesta igreja, melhor chamada basílica, é Nossa Senhora da Esperança Macarena, a Virgem, a deusa em toda a sua glória.

Sem comentários: