23 de junho de 2019

Macacos de Gibraltar

Fomos bem avisados que os macacos do Rochedo são atrevidos, impertinentes e totalmente donos do espaço. São conhecidos por "roubarem" os turistas e pela dentada ocasional em gente mais imprevidente. Logo à entrada do teleférico, fotos de dentes aguçados avisam para o perigo de mordeduras. Não vou sem falta de aviso.
São a única colónia de macacos em solo europeu. Macacos de Barbária. Vi os seus primos há muitos anos empoleirados nas coníferas do Atlas marroquino. São iguais, a mesma pelagem densa dourado-acastanhado e avivam-me memórias de uma série menos conhecida, mas minha preferida, do David Attenborough, "O Primeiro Éden: O Mundo Mediterrânico e o Homem". Ao evocar a fauna mediterrânea veio aqui filmar estes macacos isolados e é ao vivo, neste seu habitat, que os venho encontrar. Movem-se com incrível agilidade nos penhascos. Dá-me vertigens vê-los a correr nas escarpas. Não me aproximo muito embora eles se aproximem de mim. Penso que me vão agarrar a carteira e, por isso, não quero cá intimidades. Entram pela cafetaria adentro, remexem em lixos e pacotes. São tudo o que eu pensava que seriam. Deixam-se fotografar mas pedem coisas em troca. São negociantes e mercenários que olham para nós com o desprezo altaneiro que, justificadamente, lhes merecemos. Em suma, mandam em nós e deixam-nos pensar o contrário. tiro-lhes o chapéu!

1 comentário:

Dalma disse...

Nunca fomos a Gibraltar, talvez porque sendo relativamente perto do Areeiro, tal como aconteceu com Madrid, que estivemos quase 15 anos sem lá ir!
Já uma vez esteve nas hipóteses dos nossos “Por aí...” mas,
alguém nos falou das filas para entrar e sair...
Se bem que a mim isso não me incomode já que aproveito para ler, (o jornal da terra em questão anda sempre connosco) ou simplesmente aprecio o que ou quem está para lá da janela! Com o meu marido já não é a mesma coisa... Assim fomo-nos desinteressando...
Pensando bem os macacos seriam tb um grande incómodo para ele, tudo o que é bicho de pelo lhe trás algum incómodo e sendo esses assim atrevidos, só o levo lá na ignorância!

Porém, agora que li o seu post voltei a interessar-me e assim, vou pôr de novo Gibraltar na “bucket list” das saídas do próximo Outono e tentar a concordância da minha companhia para essa pequena aventura.